21.6.14

Os anjos cantam!!! A Polônia em júbilo: Rafael reencontrado!


Finalmente recuperada a obra "Retrato de um Jovem" (1513-1514) atribuída a um dos mestres da Renascença, Raffaello Sanzio de Urbino, ou Rafael. Pertencente à  Polônia e desaparecida há mais de meio século, é universalmente considerada a mais valiosa das pinturas que se perderam, roubadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Encontra-se ainda em local não revelado (a notícia é de 3 de março de 2014). Um porta-voz do gabinete do país para a Restituição de Bens Culturais  disse aos meios de comunicação poloneses que  está confiante de que a pintura será devolvida à Polônia. "Mais importante ainda, o quadro não foi perdido no tumulto da guerra. Não foi queimado ou destruído. Ele existe. Estamos esperando com segurança  uma região do mundo onde a lei nos favoreça." A pessoa se recusou a revelar o país em que foi encontrada a pintura.
 Muitos historiadores da arte acreditam que a pintura é, na verdade, um auto-retrato do artista, pois as características faciais do  jovem  se assemelham às do próprio de Rafael.
A pintura foi comprada pelo  príncipe polonês Adam Jerzy Czartoryski em 1789, juntamente com a renomada obra de Leonardo da Vinci "Dama com Arminho", pintada por volta de 1489-1490. Foi confiscada da coleção da família Czartoryski na Cracóvia pelos nazistas em 1939 para o museu pessoal de Hitler em Linz.  A pintura está desaparecida desde em 1945.
A família Czartoryski fez inúmeras tentativas para encontrar a pintura desde o fim da II Guerra Mundial, prejudicadas pelo fato da Polónia estar por trás da Cortina de Ferro. A família renovou seus esforços em 1991. Historiadores, estudiosos de arte e a comunidade internacional aguardam o desenrolar da emocionante história. 
Nota: A moldura foi colocada por mim, para sentir o "efeito" do quadro emoldurado.

MEUS OUTROS SITES:
 http://slidescorepoesia.com/ 
http://omeleacicuta.bravehost.com/
 http://fredericovirmond.bravehost.com/

22.1.14

Concerto em Formas Brasileiras para piano e orquestra de Hekel Tavares




Dedico este vídeo à minha mãe, Simone, com quem aprendi a amar este concerto, e que fez questão de conhecer Hekel Tavares pessoalmente, para lhe manifestar a sua admiração. Depois de conversarem, recebeu do compositor um LP DESTE CONCERTO autografado.
Orquestra Sinfônica Petrobrás Pró Música com Roberto Tibiriçá (regência) e Arnaldo Cohen (piano)
MEUS OUTROS SITES:
http://slidescorepoesia.com/
 http://omeleacicuta.bravehost.com/
 http://fredericovirmond.bravehost.com/